Pesquisar no Coffee-Break

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Por dentro do Guia Alimentar

Levanta a mão quem já ouviu falar do Guia Alimentar para a população brasileira?? Eeeeu o/


E quem não ouviu vai ouvir, ou melhor, ler agora...


O QUE É O GUIA ALIMENTAR?

Os primeiros procedimentos alimentares oficiais do Brasil tiveram como objetivo colocar em prática a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, que faz parte da Política Nacional de Saúde.

E é usado como um meio de implementar as recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde, que tenha a nossa cara, o nosso jeito e estilo brasileiro que vamos combinar, é bem diferente de todo resto do mundo.



EM QUAL MOMENTO ELE FOI PUBLICADO? E PORQUE?

Em 2006, foi lançado o primeiro guia alimentar e apresentou as primeiras diretrizes para a população.Ele foi publicado em um momento em que os muitos estudos científicos mostraram de forma clara e objetiva que sim, a alimentação saudável é usada na prevenção de doenças cardíacas e câncer, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Logo, havia a necessidade de mostrar isso a todos, não acham?


O guia tem como objetivo contribuir na orientação de hábitos alimentares que tem como objetivo promover saúde e prevenção de doenças relacionadas à alimentação, como por exemploDeficiências de micronutrientes (anemia ferropriva, hipovitaminose A) e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão arterial,doenças cardiovasculares e obesidade).


O QUE HOUVE COM A POPULAÇÃO BRASILEIRA DE UNS TEMPOS PARA CÁ...

Beeeeem antigamente a grande preocupação com a população era com a desnutrição, mas de uns tempos para cá o problema é outro, a obesidade. Mas por que mudou?!


Devido a migração do campo para cidade houve mudança nos padrões de trabalho e lazer para menor gasto energético, aumento no consumo de alimentos ultraprocessados ricos em açúcar, sal e gordura, juntamente com a redução de atividade física, explicam a mudança da desnutrição para sobrepeso e obesidade na população brasileira.


E QUAL O GUIA MAIS ATUALIZADO PARA NOSSA ATUAL SITUAÇÃO?

Galera, esse ano foi lançado um novo Guia Alimentar para População Brasileira (obaaaaa). Este apresenta informações, recomendações, análises e orientações a respeito da combinação, escolha, preparo e consumo de alimentos que tem como objetivo promover saúde para toda população brasileira. Ele é para pessoas como comunidade, família e individualmente.



Também apresenta recomendações a respeito de escolha, consumo e preparo de alimentos, e considera fatores do ambiente que dificultam ou facilitam a realização da pratica dessas recomendações.


AONDE CONSEGUIR ESSE NOVO GUIA?

Está presente neste site: 


TEXTOS DE REFERÊNCIA:

WORLD HEALTH ORGANIZATION .WHO. Global strategy on diet, physical activity and health: fiftyseventh World Health Assembly Wha 57.17. 22 May 2004.

BRASIL. Decreto-Lei nº 986, de 12 de outubro de 1969. Institui normas básicas sobre alimentos. Diário Oficial da União (D.O.U.), Brasília, 21 de outubro de 1969. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. 1969. Brasília.




Nenhum comentário:

Postar um comentário