Pesquisar no Coffee-Break

terça-feira, 15 de setembro de 2015

A importância do Intestino Saudável

Como anda a sua saúde intestinal? Vai ao banheiro diariamente? Desconfortos são frequentes? Será que isso é tão importante assim? É o que iremos descobrir nesse Coffee Break de hoje!!



HABITANTES INTESTINAIS

Nosso intestino abriga cerca de 1014 bactérias, sendo de 500 a 1000 espécies diferentes, quando estamos com a nossa saúde intestinal equilibrada. Porém, alguns estudos vem mostrando que o consumo de alimentos industrializados, agrotóxicos e antibióticos pode afetar negativamente a nossa microbiota intestinal, fazendo com que as bactérias benéficas percam espaço e abram o caminho para aquelas que ninguém quer ter. E isso tudo pode levar a desordens intestinais funcionais, doença inflamatória intestinal, alergias alimentares e até mesmo a obesidade e distúrbios emocionais.



O QUE FAZER ENTÃO?

Então aqui fica aquele discurso que já está famoso para se ter uma vida mais saudável: alimentação balanceada, rica em fibras, evitar consumir produtos ultraprocessados, consumir de 6 a 8 copos de água por dia e praticar exercícios físicos.


PROBIÓTICOS X PRÉBIÓTICOS

E dentro dessa alimentação saudável podemos inclui-los para ajudar a manter o equilíbrio da nossa microbiota. Os probióticos são esses microorganismos benéficos que nos ajudam a manter uma boa saúde intestinal. Leites fermentados são um exemplo de alimento que nos proporcionam essas microorganismos.



Já os prebióticos são frações dos alimentos que não conseguimos digerir, mas estimulam o crescimento e atividade das bactérias benéficas no nosso organismo. Um exemplo são os frutoligossacarídeos, encontrados na banana verde, brócolis, couve-flor,  cebola, alho, tomate, aveia e raiz da chicória, por exemplo.


VAMOS TESTAR?

Por fim, um pequeno questionário que pode ajudar na avaliação da sua saúde intestinal. Quanto maior o valor do resultado, maior a necessidade de revermos os nossos hábitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário