Pesquisar no Coffee-Break

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Higienizando e Sanitizando frutas e hortaliças

Que o consumo regular de frutas e hortaliças é essencial para uma boa saúde todos nós sabemos, certo? Mas, será que estamos higienizando e sanitizando corretamente esses alimentos? Pensando nisso,  o Coffee Break montou esse tutorial para vocês!


LAVAGEM

Primeiramente devemos lavar o alimento com água e detergente (preferencialmente sem odor), para retirar a camada superficial de impurezas. Esse processo é super importante, já que, caso reste alguma matéria orgânica ali, o micro-organismo pode voltar se reproduzir. Outro detalhe é que esse mesmo resto pode vir a interagir com a água sanitária e gerar tri-halometanos, que são compostos tóxicos.


ENXAGUE

Bom, aqui o nome já diz tudo, né? Nessa etapa devemos lavar o alimento com água corrente para retirar todo o detergente utilizado anteriormente.


SANITIZAÇÃO

Essa aqui é fácil...só misturar água sanitária na água, jogar o alimento lá e esquecer da vida, certo? Errado!! A proporção recomendada é de 1 colher de sopa (aproximadamente 15mL) de água sanitária pra 1 litro de água.

A fruta/hortaliça deve ficar totalmente imersa nesse líquido por 15 minutos (nem mais, nem menos). A dica aqui é colocar um prato em cima do bowl, assim você garante que ninguém vai ficar de fora da sanitização.


E FINALMENTE...

Por fim, mais um enxágue para remover a água sanitária do alimento. E pronto, agora é só partir pro abraço!!

TEXTOS DE REFERÊNCIA


http://www.sanepar.com.br/sanepar/sanare/v17/TRIHALOMETANOS.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário