Pesquisar no Coffee-Break

sábado, 1 de agosto de 2015

Gordura trans: Inimiga silenciosa?!

Gordura traaaaaaans, a tãããão temida por todos... Mas você sabe realmente o que é e qual problema relacionado com esse tipo de gordura? E o mais importante, você sabe identificar se está consumindo essa danada??? Eis a questão.


Então pode pegar aquele cafezinho fresquinho (Não se apavore, o café tem 0% hehe), sentar e descobrir mais um pouco sobre o nosso fantástico mundo dos alimentos. Mãos a massa...


AFINAL, O QUE É GORDURA TRANS? É O MESMO QUE GORDURA SATURADA?

Nãããão, a gordura saturada é aquela gordura encontrada em alimentos de origem animal e que, em excesso, é responsável por entupir nossos vasos sanguíneos e provocar doenças cardíacas.

Já a gordura trans é um tipo que não é sintetizado em organismo humano e é formada de duas formas: na flora bacteriana de ruminantes (por isso está presente em baixa concentração em carnes e leite destes animais) e no processo realizado pela indústria de alimentos chamado de hidrogenação parcial.


FEITO PELA INDÚSTRIA?

Sim, a gordura trans é feita a partir de óleos vegetais, compostos principalmente por ácidos graxos insaturados que, em temperatura ambiente, conferem ao óleo sua forma líquida. Porém, ao passarem pelo processo de hidrogenação, forma-se uma estrutura mais rígida e com propriedades físicas diferentes, o que solidifica o óleo. Essas mudanças permitem ao ácido graxo trans a capacidade de melhorar a crocância, o sabor e ainda aumentar o tempo de prateleira de alguns alimentos.



E EM QUAIS ALIMENTOS ESSA GORDURA ESTA PRESENTE?

Em sua maior parte - e onde deve-se ter maior preocupação - é em produtos industrializados, como: biscoitos, sorvetes, margarinas (e produtos preparados com ela), batata-frita, doces, pães, bolos, salgadinhos de pacote, produtos preparados com gorduras hidrogenadas e entre outros.


E FAZ MAL À SAÚDE?

Essa gordura vem sendo cada vez mais estudada e nota-se que os ácidos graxos trans estão relacionados, principalmente, ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares. 

A gordura trans possui a capacidade de aumentar os níveis de colesterol LDL (Chamado colesterol “ruim”) e diminuir o colesterol HDL (Conhecido como colesterol “Bom”), além de vários estudos ainda apontarem que essa gordura possui capacidade pró-inflamatória, uma vez que aumenta os níveis de substâncias (TNF-α, proteína C reativa e interleucina-6) que facilitam o processo inflamatório no nosso organismo. A associação desses dois fatores induz a ocorrência de doenças cardiovasculares.


E AGORA, O QUE FAZER? COMO CONTROLAR O CONSUMO?

Bom, o ideal mesmo é eliminar o consumo ou controlar ao máximo! E isso é feito através da leitura dos rótulos, onde é possível verificar quais alimentos são ou não são ricos em gordura trans. Desta forma, torna-se possível optar pelos produtos com menor teor de gordura, ou que não tenha. Fazendo assim, uma escolha mais saudável e melhorando sua qualidade de vida.
       
                                                                                                                    
TEXTOS DE REFERÊNCIA:

CHIARA, V.L.; SILVA, R.; JORGE, R.; BRASIL, A.P. Ácidos graxos trans: doenças cardiovasculares e saúde materno-infantil. Rev. Nutr., Campinas, v.15, n.3, p. 341-349, set./dez., 2002.
MOZAFFARIAN, D.; ARO, A.; WILLETT, W.C. Health effects of trans-fatty acids: experimental and observational evidence. European Journal Of Clinical Nutrition, v.63, p.5–21, 2009.

VASCONCELOS COSTA, A.G.; BRESSAN, J.; SABARENSE, C.M. Ácidos Graxos Trans: Alimentos e Efeitos na Saúde.ALAN, v.56, n.1, p.12-21, mar. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário