Pesquisar no Coffee-Break

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Dia do Nutricionista

Então pessoal, segunda feira (31) é dia do nutricionista...Parabéns pra vocês, nesta data queridaaaa, muitas felicidades, muito dinheiro na vidaaa, aeeeee... E é claro que tínhamos que fazer um post para falar dessa importante profissão, afinal sem alimentos a gente não vive né. E é com muita alegria que o post de hoje falaremos sobre a essa linda profissão :D



COMO RECORDAR É VIVER, VAMOS FALAR UM POUQUINHO DE HISTÓRIA

O primeiro papiro de prescrição dietética esta registrado em papiro de EBERS e com data de 1550 a.C., ou seja, antigo demaaaaais. Esta exposto na biblioteca de Leipzig, na Alemanha. Já na Grécia antiga fazia parte das artes médicas e era chamada dietética: Cura pelo regime alimentar e de vida.

Mas vamos para pouco tempo mais próximo a gente, a partir do século XX no período entre as duas guerras mundiais houve a criação dos primeiros cursos para formação de profissionais. No início da década de 1930 a profissão foi implementada no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife e foi formada com influência de duas correntes do saber médico:

Perspectiva biológica: Relacionado ao consumo e utilização biológica dos nutrientes, sob influência norte americana e europeia; Onde a atuação é normalmente voltada para o doente, a fisiologia, o laboratório e o individual; e deu  origem à nutrição clínica e à nutrição básica experimental. Com nomes em destaque: Paulo Santos, Salgado Filho, Silva Mello e entre outros.

Perspectiva social: Relacionado à distribuição, produção e ao consumo de alimentos, sob influência latino-americana de Pedro Escudero. A atuação deste normalmente é voltada para o coletivo, a sociedade, a disponibilidade de alimentos e a população; e deu origem à alimentação coletiva e à nutrição em saúde pública. Com nomes em destaque: Josué de Castro, Nelson Chaves, Dante costa e entre outros.


E no dia 31 de agosto de 1949, houve a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas, com isso houve o início da organização da categoria. E somente em 1962 houve o reconhecimento do MEC do curso de nutrição como nível superior...


MAS E AGORA, EM 2015?

Temos diversas universidades oferecendo o curso de nutrição que para sua conclusão é necessário no mínimo quatro anos, após a conclusão do curso o nutricionista poderá atuar nas seguintes áreas:

- Alimentação coletiva:
Caracterizado por manipulação, produção e fornecimento de refeições para coletividade, o nutricionista atua no planejamento, organização, coordenação, comando e controle de Unidades de Alimentação e Nutrição. Os locais de atuação podem ser em: Empresas que produzem alimentação para empregados e clientes; creches, escolas e hospitais, hotéis, restaurantes comerciais e entre outros.

- Nutrição coletiva (Clínica):
Caracterizado por atividades de assistência e interferência dietética nutricional, bem como pesquisas na área. Os locais de atuação podem ser em: hospitais, clinicas, ambulatórios, spas e entre outros.

- Saúde coletiva:
Este profissional vai atuar no supervisão, coordenação e planejamento de programas e políticas de alimentação. Os locais de atuação podem ser em: programas de educação alimentar e nutricional para instituições, pesquisas, unidades de saúde e etc.

- Nutrição esportiva:
Este profissional atua na assistência e avaliação nutricional para grupos praticantes de atividade física regular e de competição. Atuam em: academias, clubes, spas e entre outros.

- Indústria de alimentos:
Este profissional irá atuar no desenvolvimento de manuais de procedimentos e busca de novos produtos e irá atuar em indústrias de alimentos em geral.

- Docência:
Atuam na coordenação e direção de cursos, ministram disciplinas da área de nutrição e alimentação

Importante: Em cada uma das áreas citadas acima há pesquisas.


E APRESENTANDO MAIS UM POUCO DA NOSSA PROFISSÃO...

E este belíssimo símbolo representa a proteção da saúde através do equilíbrio alimentar. Podem falar, é lindo *-*


EEEEEE após a nossa sofrida graduação, no dia da nossa formatura e diante da sociedade falamos nosso fabuloso juramento, para quem não conhece:

“Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona.”

Instituído pela Resolução CFN nº 126/1992 de 13/10/92,
com alteração do artigo 1º  feita pela Resolução CFN nº 382/2006.



Não devemos somente falar no dia de nossa formatura, mas devemos carregar e respeitar ao longo de toda nossa vida. Parabéns a todos nutricionistas! Por hoje é só isso tudo :D



Nenhum comentário:

Postar um comentário