Pesquisar no Coffee-Break

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Molho de tomate caseiro

É quase uma missão impossível encontrar alguém que não goste de molho de tomate. Também, é uma figurinha carimbada quando falamos em pizzas, massas, estrogonofe e diversos outros pratos que nos fazem salivar só de pensar. Mas será que o tomate sempre foi aclamado assim? 


A resposta é não! 

Antigamente acreditava-se que o tomate era venenoso, por ser da família das Solanáceas. Até que um dia, um cara chamado Robert Johnson subiu nas escadarias da prefeitura de Salem em New Jersey para cometer o “Ritual de Suicídio”, onde ele, imaginem só que absurdo, comeu um tomate INTEIRO!!! Como o sujeito continuou vivo e bem,  acabaram percebendo que o tomate era realmente comestível e, a partir dai começou a se popularizar. 

Mas, por ser uma fruta de sabor um tanto quanto peculiar, ainda ficou a dúvida de como consumir. Foi ai que o brilhante chefe da corte espanhola, Antonio Latine,  teve a ideia de misturar os tomates com cebolas e azeite e tcharam!! Surgiu o primeiro molho de tomate!! A partir dai não tinha mais jeito... O tomate conquistou nossos corações.


Levando um pouco pro lado nutricional da coisa, o tomate é rico em licopeno (um potente antioxidante). Só que o tomate cru possui  esse composto na forma cis e o molho na forma trans (lembrando um pouquinho da nossa época de química na escola). E o que isso muda? O que acontece é que na forma trans a gente consegue ter uma maior absorção desse antioxidante. Então, vamos pra receita?


INGREDIENTES:

4 tomates maduros (Débora ou Italiano)
- ¼ de cebola
- 1 dente de alho
- 3 colheres (sopa) de manjericão seco
- 1 colher (sopa) de orégano seco
- 2 fios de azeite

- Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO:

Cozinhar os tomates até que a casca comece a soltar. No liquidificador, bater os tomates junto com a água de cozimento (cerca de ½ xícara ou menos), o alho e a cebola. Coar e voltar com  o líquido para a panela. Adicionar os demais ingredientes e deixar cozinhar por, aproximadamente, mais 3 minutos.

Dica!! Você pode fazer uma quantidade maior e deixar congelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário