Pesquisar no Coffee-Break

sábado, 11 de julho de 2015

Dia da Pizza não é pizza todo dia!!

No Brasil, o dia 10 de Julho é especial para a galera que adora uma Junk food de vez em quando ou aos que curtem os magníficos rodízios, já que é o dia Pizza!! Então que tal aproveitar o dia especial dessa receita tão antiga e tão eterna conhecendo e descobrindo o que tem por trás de todo aquele queijo com presunto, ou naquela banana com canela?!



COMO TUDO COMEÇOU...

Por incrível e inesperado que pareça, a história da pizza não começou na Itália... Pois é, ainda há muitas dúvidas sobre o local exato, mas a origem da mistura de farinha com água se divide entre o antigo Egito e as terras Gregas. Outros documentos datam a mistura entre os babilônios e hebreus, que misturavam o trigo, o amido e a água para assar em fornos rústicos uma massa conhecida como “pão de Abraão” e, mais futuramente, passou a ser chamada de “Piscea”.

Aparentemente só na Idade Média que a mistura chegou à Itália, onde foi incrementada (com acréscimo de tomate, toucinho, peixes fritos e queijo) e, após anos e anos de criatividade, curiosidade e incrementos, deu origem a pizza que conhecemos hojeA massa deliciosa chegou ao Brasil através dos imigrantes italianos, e, hoje, pode ser encontrada facilmente na maioria das cidades brasileiras. No princípio a receita seguia a tradição italiana (muçarela e anchova), mas, com o crescente acesso dos brasileiros às hortaliças e embutidos, nossa criatividade fez surgir as mais diversas misturas.


E por que um dia da pizza?! Simples: dia 10 de Julho foi a data de encerramento do concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de muçarelamargherita e,  empolgado com o sucesso do evento, o secretário de turismo Caio Luís de Carvalho escolheu a data como data oficial de comemoração.

  
E O QUE VEM DENTRO DESSA MASSA?!

A receita puramente composta de farinha de trigo e água evoluiu com o passar dos anos, com a finalidade de criar diversidades de pizzas com sabor, odor e textura atrativos! Com isso os ingredientes utilizados para fabricação da pizza podem ser divididos em dez categorias:


- FARINHA: componente estrutural da massa. São as proteínas do trigo gliadina e glutenina (que já citamos num post sobre dieta Glúten-free) as responsáveis pela formação do glúten e da característica elástica da massa.

- ÁGUA: a água é também um ingrediente essencial na formação da massa, sendo a responsável por hidratar as proteínas da farinha de trigo e possibilitar a formação do glúten. Também atua como solvente e plastificante, que facilita a gelatinização do amido durante o cozimento da massa.

- FERMENTO: basicamente atua na conversão dos açúcares presentes na massa em CO2 e etanol. Este CO2 é o responsável pelo crescimento e elasticidade da massa, além de participar da produção de ácido propiônico, que age como inibidor natural do mofo. Outra função do processo de fermentação é evitar o aparecimento de bolhas na massa.

- SAL: contribui para o aroma e sabor, além de garantir que a massa fique mais “forte“, aumentando a resistência à extensão do glúten.

- AÇÚCAR: acima de tudo o açúcar é a principal fonte de carboidratos para as leveduras do fermento, e é essencial para que os resultados positivos da fermentação ocorram na massa... Mas também é eficaz para aumentar a durabilidade do produto.

- MANTEIGA ou ÓLEO: nas massas as gorduras se posicionam entre camadas de glúten, facilitando o deslizamento entre essas camadas. Dessa forma a massa ganha maior extensibilidade (por isso é tão fácil para os pizzaiolos rodarem a massa com o dedinho daquele jeito!). Além disso, as gorduras também tornam a pizza mais macia, mais durável e mais calórica, claro!!

- LEITE: a adição de leite é eficaz para criar uma crosta mais clara e macia na massa.

- OVO: proporciona liga à massa e aumenta MUITO sua maciez, já que não deixa que ela fique quebradiça.


- TEMPEROS e CORANTES: responsáveis pela acentuação de sabor e cor da massa, o que pode contribuir para uma diferenciação do produto.

- ADITIVOS: são incluídos na receita simplesmente para corrigir deficiências de outros ingredientes e permitir a qualidade dos produtos finais. Porém é óbvio que esses aditivos precisam ser usados na dose certa e de acordo com o tipo de produto e de processo escolhido.
  

O QUE FAZ BEM, MAS TAMBÉM FAZ MAL...

Muito bem, sabemos de onde veio e como é feita, então só faltaa... Saber se faz bem ou mal, certo?! De modo geral sempre defendemos nos posts que nada faz mal à saúde de forma isolada, o problema são os excessos... E com a pizza não é diferente!  Uma massa composta por açúcares, proteínas e gordura (muuuita gordura) que é praticamente uma refeição completa.

O excesso de açúcares já é prejudicial para o contexto geral do organismo, uma vez que, em altas concentrações, gera hiperglicemia e, em resposta aos altos níveis de glicose, o organismo dos indivíduos aumenta a produção de insulina (hormônio regulador da glicose plasmática). Por isso, a ingestão de pizza ou qualquer outra massa rica em carboidratos precisa ser muito bem observada, para evitar uma sobrecarga do Pâncreas na produção de insulina ou mesmo casos de complicações em indivíduos que já apresentem patologias como Diabetes mellitus ou resistência à insulina!


Outro ponto notável é que comidas gordurosas são saborosas e gostosas, e esse é o problema, pois o excesso de gordura saturada (como a presente nos ovos, na manteiga e nos recheios das pizzas) é extremamente prejudicial para a saúde. Esta mesma gordura se acumula nos tecidos e nos vasos sanguíneos, provocando severas complicações, como a famosa hipertensão arterial, a aterosclerose, a obesidade e a hipercolesterolemia. Além disso, pizzas congeladas (como as de caixinha que sempre vemos em promoção nos mercados) geralmente são recheadas de aditivos e conservantes que, em excesso, podem provocar intolerâncias e alergias.

Além do fator fisiológico, outro perigo relacionado com massas de pizzas congeladas é o risco de contaminação! Diversos estudos já correlacionaram a composição e a qualidade destes tipos de pizza e, como resultado, relataram contaminação por Staphylococcus e por coliformes termotolerantes acima do estabelecido pela ANVISA, o que oferece riscos à saúde dos consumidores.
  

ENTÃO NADA DE TODA-SEXTA-DA-PIZZA OK!!

A composição da pizza é muito importante pra gerar aquele produto tão bom e atrativo e, tecnologicamente, é tudo de bom!! E claro que cada sabor trás seus benefícios e particularidades, como óleos essenciais da azeitona, da sardinha e do atum, ou licopeno das massas de tomate, ou mesmo efeitos antioxidantes do manjericão... Mas você já entendeu que, em excesso, os benefícios de ser gostosa e saborosa vão trazer prejuízo pra saúde certo?!

Então nada de sexta-da-pizza toda semana ein... Comer uma vez ou outra é sempre bom!! E comer algo que é saboroso e suculento como pizza é melhor ainda!! Mas sabendo de tudo o que o excesso pode fazer você tem que prestar atenção na sua dieta e avaliar o momento certo de dar aquela escapulida pra saciar o desejo ok?!


TEXTOS DE REFERÊNCIA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário