Pesquisar no Coffee-Break

sábado, 13 de junho de 2015

Whey nosso de cada dia!

É fato que a rotina da população atual é corrida e estressante... Mas é fato também que o número de pessoas buscando o corpo sarado ou a saúde perfeita tem aumentado, e isso é MUITO bom!!



E um dos sinônimos para corpo saudável é atividade física, que abrange exercício contínuo, artes marciais, esportes dinâmicos, a boa e velha academia e os suplementos... Ah sim, os suplementos, personagens rotineiros pra qualquer tipo de atividade que nós buscamos, seja para melhoria de desempenho, redução de peso ou crescimento muscular. E ninguém melhor que o nosso querido Whey Protein para representar essa categoria, não é mesmo?! Então chega mais e vamos entender que milagres (ou desastres) esse suplemento é capaz de fazer!!


O ABC DO WHEY

Whey Protein nada mais é que a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. Dentre os alimentos fonte de proteína, é classificada como a proteína de maior valor biológico (100%), sendo equivalente ao teor proteico do ovo e até maior que o teor proteico de carnes, que varia entre 79 e 85.

Mas alto valor biológico é?! Bom, de maneira geral, proteínas de alto valor biológico são moléculas compostas por todos os aminoácidos essenciais, apresentando melhor absorção e maior eficiência para serem utilizadas pelo organismo nos processos de metabolismo e estrutura.


Como o Whey é extraído do soro leite, essa mistura apresenta alto teor de água (93 a 95%), sendo necessária a passagem do produto por processos de filtração a fim de se conseguir maiores concentrações de proteínas. Dependendo destes processos de filtração, pode-se obter 3 tipos de Whey Protein:

- Whey Protein Concentrado:  Soro filtrado por micro e ultrafiltração, resultando em cerca de 80% de proteínas + 20% de carboidratos e gorduras.

- Whey Protein Isolado: Soro filtrado por mais tempo e processado por troca iônica, resultando em até 95% de proteínas.

- Whey Protein Hidrolisado:  Soro filtrado por mais tempo e hidrolisado, resultando em cadeias de peptídeos, que são mais facilmente absorvidas pelo organismo.


COMPOSIÇÃO QUÍMICA

A composição química do soro de leite é caracterizada, principalmente por proteínas como Beta-Lactoglobulina (45% a 57% do soro, apresentando o maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada, chamados BCAA); Alfa-Lactoalbumina (15% a 25% do soro, com digestão rápida e fácil e apresentando o maior teor de Triptofano, o precursor da Serotonina); Albumina do soro bovino (10% do soro, apresentando altos teores de Cisteína, precursor da síntese de Glutationa); e Imunoglobulinas (Peptídeos de atividade imunológica e antioxidante).



E DE ONDE VEM OS EFEITOS MILAGROSOS?!

A alta disponibilidade das proteínas presentes no soro, aliada ao exercício contínuo favorece a hipertrofia muscular. Existem diversos métodos de ação das proteínas neste processo de desenvolvimento muscular (muitos ainda pouco conhecidos pela ciência), mas é certo que a quantidade e o tipo de proteína fornecida após o exercício têm influência na síntese proteica.

As principais vantagens “milagrosas” do Whey se baseiam nos efeitos de alguns aminoácidos presentes em sua composição. Estudos identificaram que um dos principais tipos de aminoácidos diretamente ligado ao crescimento muscular é a Leucina, que também está presente no Whey (para a alegria dos adeptos do produto).

Além dessa, outra substância ligada ao desempenho e recuperação da fadiga muscular durante o treino é a Glutationa, produto derivado do aminoácido Cisteína que age como agente antioxidante, reduzindo o estresse provocado pela atividade física e auxiliando na melhoria do rendimento durante o exercício.

  
SE TUDO DE BOM ESTÁ NO SORO, ENTÃO PRA CRESCER TEM QUE SUPLEMENTAR, CERTO?!

Não necessariamente! Na prática não existe consenso sobre a necessidade de elevar o consumo de proteína na dieta. Mas nutricionalmente falando, a alimentação é capaz de fornecer os nutrientes que precisamos.

É importante esclarecer que as necessidades proteicas são diferentes entre indivíduos sedentários e praticantes de atividade física. Indivíduos saudáveis com prática zero, leve ou moderada de atividade física precisam de quantidades em torno de 1,0g a 1,2g de proteína para cada quilo de seu peso total, enquanto indivíduos esportistas podem precisar de até 1,6g gramas de proteína por quilo. Essas quantidades podem ser encontradas em alimentos fonte de proteína de alto valor biológico como filé de frango grelhado, queijo minas ou ovos cozidos.


Por outro lado, os defensores mais críticos da suplementação avaliam o consumo alimentar destas quantidades necessárias de proteína como ineficaz para conquista da hipertrofia. Para eles, o diferencial está em obter uma dose maior do nutriente de uma só vez e de forma que ela seja absorvida mais rapidamente (O que, de certa forma, não deixa de ser útil).




ENTRETANTO, estudos recentes já avaliaram que quantidades superiores de proteína ingerida NÃO demonstram melhores resultados no ganho de massa muscular (MAESTÁ et al., 2008). Por outro lado, o alto consumo proteico, geralmente aliado a uma dieta desequilibrada em carboidratos, fibras , minerais e vitaminas, pode ser capaz de prejudicar o metabolismo energético do organismo, aumentando a produção de corpos cetônicos e a síntese de cortisol, o que, por fim, compromete a síntese proteica dos músculos.


SUPLEMENTAR NÃO É SUBSTITUIR!!

Alguns estudos mostram que, minutos após o exercício, ocorre uma queda na concentração de aminoácidos nos músculos. Por isso, a ingestão de proteínas ou aminoácidos (como os do Whey) imediatamente após o exercício seria benéfica para promover a síntese de proteínas nos músculos.

O problema é que os efeitos do uso prolongado do Whey Protein ainda não são tão conhecidos, e sabe-se que a suplementação de altas concentrações de proteína é capaz de sobrecarregar o sistema renal, podendo levar a alterações ou mesmo lesões no órgão.


Além disso, pessoas alérgicas à lactose precisam atentar para o uso, já que esse suplemento é extraído diretamente do soro do leite e pode causar reações sérias a quem tem esse tipo de alergia. Por isso é essencial que o uso do suplemento seja direcionado por um profissional especializado ou mesmo integrado a uma dieta equilibrada.

Em vez de fazer da vitamina de Açaí com guaraná em pó e Whey a refeição mais importante do dia, importante mesmo é ALIAR o ganho muscular e o desempenho físico a uma alimentação saudável!! Dietas fracionadas em 3 ou mais refeições proteicas são também efetivas no estímulo ao crescimento muscular, disponibilizando aminoácidos e energia, mantendo a síntese proteica e reduzindo o catabolismo (GAINE et al., 2008).


Se você estiver disposto a seguir uma alimentação balanceada e individualizada, você também vai perceber que tanto o Whey quanto qualquer outro suplemento vai ser um adicional para o seu desempenho. 

Afinal de contas, suplemento não é alimento, o próprio nome já diz tudo certo?!



TEXTOS DE REFERÊNCIA:
Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. HARAGUCHI, F. K.; ABREU, W. C.; PAULA, H.
Efeitos metabólicos da suplementação do Whey Protein em praticantes de exercícios com pesos. TERADA, L. C.; GODOI, M. R.; SILVA, T. C. V.; MONTEIRO, T. L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário