Pesquisar no Coffee-Break

terça-feira, 2 de junho de 2015

Porque Suco não é Refresco...

Caminhando e observando as prateleiras do mercado você se depara com uma gama extensa de bebidas a base de frutas, não é verdade?

Mas será que todas elas podem ser classificadas como suco? Posso dizer que suco, néctar e refresco são a mesma coisa? E qual a diferença entre polpa e suco? Agora, no Coffee-Break!


POLPA

É um produto não fermentado, não concentrado e não diluído, obtido da parte comestível de frutos através de um processo tecnológico, onde a celulose presente na fruta será degradada. Não há extração das partes sólidas (as sementes, como por exemplo) da fruta.


SUCO

O suco é composto por 100% da fruta, ou seja,  é feito uma extração desta sem que haja  diluição em água. Porém, diferencia-se da polpa pois, para a produção deste, é feita a retirada das partes sólidas da fruta. Essa categoria pode ser subdividida em suco de fruta integral e suco de fruta concentrado.

Suco de fruta integral: é a parte líquida da fruta obtida através da separação do resíduo sólido existente nesta.

Suco de fruta concentrado:  é o suco de fruta com eliminação de parte da água, através de um processo tecnológico.



NÉCTAR

O néctar é obtido através da mistura de 20% a 30% de suco mais a polpa integral de fruta madura, água potável, sacarose, ácidos orgânicos e outras substâncias permitidas (corantes, conservantes e aromatizantes, por exemplo).

No caso do néctar light, é feita a adoção por edulcorante.


REFRESCO

Já os refrescos são categorizados como bebidas não alcoólicas, obtidas através da adição em água (potável ou mineral) de suco de fruta e/ou polpa de fruta, extratos de sementes (ou de outras partes de vegetais, como folhas e talos), açúcar ou adoçantes e substâncias artificiais permitidas. Possui menos de 25% de suco, podendo chegar a ter cerca de 3% a 5%.



Devemos lembrar que as frutas por si só já possuem um “açúcar natural”, a frutose,  e , por isso, quanto maior a concentração de fruta, maior será o percentual do mesmo. Também existe uma alta quantidade de açúcares em refrescos e néctares, visto que são adicionados e somados aos já existentes naturalmente na fruta.

Porém sempre existirá a opção de fazer o refresco caseiro, onde é feita a extração da fruta e sua diluição de água. E, como a mudança de hábitos alimentares já é tão conhecida como principal força preventiva contra as doenças mais comuns atualmente, que tal diminuir a quantidade de açúcar adicionado? Ou, ainda melhor, que tal acostumar o seu paladar a saborear o sabor da fruta sem aditivos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário