Pesquisar no Coffee-Break

sábado, 6 de junho de 2015

ESPECIAL JUNINO: Tirando o Milho da espiga

Olá, galerinhaaa... Com o início do mês de junho aposto que todo mundo já começa a pensar nas guloseimas que são oferecidas nas festas juninas, não é mesmo? Então vamos comentar um pouco aqui sobre o que há de pratos nessa época do ano tão esperada, seja pelo frio ou pela festa.



Em toda festa junina há uma série de pratos típicos, afinal eles que montam essa importante festa brasileira, esses pratos estão relacionados com a cultura do campo e com o interior do Brasil e, dependendo da região aonde se localiza a festa pode se encontrar peculiaridades.


NO RASTRO DO MILHO

Junho é o mês de grande safra do milho, então grande parte dos pratos são feitos a partir deste, como por exemplo, canjica, cuscuz, pamonha, cural, milho cozindo e entre outros.

Muito interessante saber que o milho é beeem consumido, mas de onde veio esse milho que tanto utilizamos em nossas preparações? Registros mostram que os primeiros cultivos de milho foram feitos próximos ao litoral do México, em pequenas ilhas. E então do Sudoeste do país, ele foi levado para o Sudeste e também para outras regiões da América, como a América do Sul e Panamá.

Maaas aqui no Brasil o milho já era cultivado pelos índios, antes mesmo da chegada dos portugueses, e os índios guaranis tinham o milho como base de sua dieta.


O Brasil é o terceiro maior produtor de milho no mundo, onde a maior parte da produção é destinada a indústria para fabricação de ração para animais. Seu plantio é feito em maior parte nas regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste e seu grão é destinado a fabricação de óleo, amido, farinha e entre outros.


E O QUE HÁ DE BOM?

Ele mantém um bom funcionamento do intestino uma vez que, em sua casca possui fibras que auxiliam na regulação do trato gastrintestinal, eliminam toxinas e reduzem as taxas do “colesterol ruim”, o LDL; é rico em proteínas e vitaminas como B1 - que estimula o desenvolvimento do corpo e o bom funcionamento do sistema nervoso – e vitamina E – importante antioxidante e também responsável por fortalecer o sistema imunológico; é também considerado fonte de carotenoides, mesmo contendo menor quantidade, em comparação com outros alimentos fontes.



POR OUTRO LADO...

Porém para aumentar o tempo de prateleira dos produtos de milho, geralmente, são utilizadas conservas que têm altas quantidades de sódio, mineral que, em excesso no organismo, pode levar ao aumento da pressão arterial e, consequentemente, problemas renais, hipertensão e infarto. Além disso é importante lembrar que, na maioria destes produtos, também há acréscimo de conservantes que, dependendo da sensibilidade do organismo de cada pessoa, podem causar alergias ou mesmo desencadear casos de síndrome do cólon irritável.


CURTINDO A PAMONHA, SIM... MAS SEMPRE ATENTO À HIGIENE!!

Antes de consumirmos qualquer alimento nas festas juninas devemos prestar muita atenção nas condições dos locais onde estes estão sendo servidos. Observe:

- Se há lixo próximo ao local;
- Se há muitos insetos em volta, como moscas, mariposas, entre outros;
- Prestar atenção nas pessoas que estão manipulando o alimento.
(Se estiver manipulando dinheiro, fumando, mexendo no corpo ou em feridas expostas enquanto mexe no alimento não é nada legal ok?!)

Além desses cuidados também não exagerar no consumo de certos alimentos, ainda mais se tiver excesso de gordura e açúcar.




TEXTOS DE REFERÊNCIA:
http://www.cnpms.embrapa.br/grao/7_edicao/grao_em_grao_materia_03.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário