Pesquisar no Coffee-Break

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Intolerância à lactose

Uma categoria de disfunção que está muito comum hoje em dia é a das ligadas ao Leite e derivados. Intolerância à proteína do leite, alergias láticas e problemas ligados à Lactose aparecem em muita gente e, na maioria das vezes, as pessoas só descobrem tarde, depois de passarem mal em decorrência de alguma refeição com leite e derivados. Que tal descobrir um pouco mais sobre  esses distúrbios ligados ao leite... Então relaxe e aproveite o momento:


MAS ANTES DE TUDO... O QUE É LACTOSE?


A Lactose é um tipo de carboidrato, da classe de Dissacarídeos, formado pela união de dois monossacarídeos: Glicose + Galactose. Isoladamente não possui gosto adocicado, sendo um dos dissacarídeos menos doce. É conhecida como o açúcar do leite e, na matéria que você está lendo, vai ser a responsável pelos distúrbios dos intolerantes!



ENTENDENDO A INTOLERÂNCIA À LACTOSE

A intolerância à lactose é a incapacidade que o corpo tem de digerir esse carboidrato, presente em produtos lácteos, como leite, manteiga, queijos, iogurtes e muitas sobremesas. Ela ocorre devido à deficiência do organismo do indivíduo em produzir uma enzima chamada LACTASE (Responsável por digerir a Lactose e transformá-la nas moléculas de Glicose e Galactose). Esta má-digestão provoca uma quebra incompleta da lactose, que permanece no intestino delgado sem ser absorvida e passa para o intestino grosso, onde a flora bacteriana fermenta o açúcar e gera, entre outras substâncias, gases.


Caso o indivíduo com intolerância ingira grandes quantidades de lactose, este açúcar, que não pode ser absorvido pela mucosa intestinal, é rapidamente fermentado pelas bactérias, o que provoca inchaço abdominalflatulência e cólicas, podendo ainda causar diarreia.


TIPO DE INTOLERÂNCIA

A intolerância à Lactose pode ser de três tipos:

- INTOLERÂNCIA À LACTOSE PRIMÁRIA:

Este tipo de intolerância acontece quando a pessoa deixa de produzir a enzima Lactase com o passar dos anos. Essa queda na produção é explicada pelo desgaste do organismo pois, durante o período neonatal e infanto-juvenil (Bebês e Crianças) o organismo produz grandes quantidades desta enzima para poder digerir o principal alimento consumido nessas fases da vida: Leite materno e Produtos lácteos (Mingaus, Farinha láctea, Vitaminas e Iogurtes).


- INTOLERÂNCIA À LACTOSE SECUNDÁRIA:

Este segundo tipo de intolerância ocorre pela diminuição da produção da enzima Lactase pelo Intestino a partir de algum problema anterior causado por doença, injúria ou cirurgia - Por exemplo doença Celíaca, doença de Crohn ou Gastrenterite.


- INTOLERÂNCIA À LACTOSE CONGÊNITA:


O último tipo, e mais raro da doença, que acontece quando um bebê já nasce com intolerância à lactose, devido a uma herança genética que impede a produção da enzima Lactase pelo organismo.




UM TRATAMENTO SIMPLES!

Ok, entendemos o que é intolerância e quais tipos podem haver, mas agora como cuidar de um indivíduo intolerante já que quase tudo que comemos tem leite ou derivados em sua composição? Na verdade, não existe um tipo de tratamento ideal!

Mas isso não quer dizer que você, intolerante, nunca mais poderá beber aquele Leite com café ou comer um Sorvete de creme com iogurte (Hmm, que combinação louca né!). Estudos mostram que a maioria das pessoas intolerantes à lactose pode ingerir 12g/dia desse carboidrato (O que significa cerca de UM COPO DE LEITE) sem apresentar sintomas adversos. Além disso, certos tipos de alimentos com lactose são bem tolerados, como produtos fermentados, alguns queijos (Cheddar, Suíço, Gorgonzola) e iogurtes.


Em alguns casos a adição de Lactase artificial em alimentos lácteos também facilita o consumo, embora na maioria dos casos, o tratamento dos indivíduos com intolerância se resuma em evitar grandes quantidades de alimentos com lactose.


ENTÃO CHEGA DE PRODUTOS LÁCTEOS?! SÓ QUE NÃO!!

De forma alguma um indivíduo intolerante (ou mesmo alguém que acredite ser intolerante) deve excluir os alimentos fontes de lactose. A explicação é muito simples: Leite e derivados também são fontes de nutrientes! Além de ter lactose e proteínas lácteas, estes alimentos são excelentes fontes de Cálcio, Fósforo, Vitamina D e Vitaminas do complexo B - minerais e vitaminas responsáveis pelo equilíbrio ósseo, neural, celular e metabólico (É muita coisa importante galera!)


Por isso o tratamento das intolerâncias à Lactose prioriza sempre a redução do consumo de alimentos com este carboidrato. Abaixo mostramos uma lista de alguns produtos lácteos e suas quantidades de lactose, em 100g:
Tabela modificada do artigo INTOLERÂNCIA À LACTOSE: MUDANÇA DE PARADIGMAS COM A BIOLOGIA MOLECULAR.

O melhor de tudo é que a Indústria alimentícia, hoje, já oferece uma gama de produtos sem lactose ou enriquecidos com nutrientes, sendo produzidos especialmente para esse tipo de dieta de restrição!


Então você, intolerante ou não, é capaz de evitar os riscos no consumo de alimentos com lactose sem perder os benefícios nutricionais destes alimentos. O importante é sempre não deixar de se cuidar e se alimentar de forma variada, pra garantir todos os nutrientes necessários e manter sua vida cada vez mais saudável!
  

TEXTOS DE REFERÊNCIA:
Intolerância À Lactose: Mudança De Paradigmas Com A Biologia Molecular

Nenhum comentário:

Postar um comentário